sexta-feira, 17 de junho de 2011

A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS 1945


Após a Segunda Guerra Mundial criou-se um acordo que forma e estabelece as Nações Unidas. A criação das Nações Unidas,  tem como objetivo  uma nova ordem internacional  que implanta um novo modelo de conduta nas relações internacionais,  e sua  responsabilidade fundamental  era buscar  um comportamento uniforme para toda a sociedade Internacional, isso inclui a  Defesa dos direitos fundamentais do ser humano, garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado, o desenvolvimento das relações entres os Estados, busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações, a proteção ao meio ambiente, a criação de uma nova ordem econômica internacional e a proteção internacional dos Direitos Humanos.
A fim de obter o êxito nesses objetivos, as Nações Unidas foram organizadas em diversos órgãos. O Conselho de segurança, que tem como função a manutenção da Paz e zelar pela segurança Internacional, Assembléia Geral que visa considerar princípios gerais de cooperação na manutenção da paz e segurança internacionais; a Corte internacional de Justiça qual sua principal função é de resolver conflitos jurídicos a ele submetidos pelos Estados e emitir pareceres sobre questões jurídicas apresentadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas e por último o Conselho econômico e social, que cabe fazer recomendações destinadas a promover o respeito e a observância  dos Direito Humanos e elaborar projetos de convenções a serem submetidos à Assembléia.
Desta forma, aliada a responsabilidade de manter a paz e a segurança internacional e tentar evitar a guerra, surge uma outra preocupação relacionada á promoção e proteção dos Direitos Humanos. Sendo Assim, a carta das Nações Unidas de 1945 consolida o movimento de internacionalização dos Direitos Humanos, proveniente da aceitação dos Estados que evidenciam a promoção desses direitos a propósito e  finalidade das Nações Unidas.

Por Tais Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário