As bases de uma futura "paz" definindo áreas de influência das potências e acertado a criação de uma Organização multilateral que promova negociações sobre conflitos internacionais, objetivando evitar guerras e promover a paz e a democracia e fortaleça os Direitos Humanos surge a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi adotada em 10 de dezembro de 1948, e tem como objetivo afirma a ética universal ao sancionar um consenso sobre valores de origem universal a serem seguidos pelos Estados.
A DUDH objetiva delinear uma ordem pública mundial fundamentada no respeito à dignidade humana, ao consagrar valores básicos. A dignidade humana como fundamentos dos direitos humanos é concepção que, mais adiante vem sendo incorporada por todos os tratados e declarações de direitos humanos, e assim , passam a integrar o chamado Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Exerce ainda uma força nas ordens jurídicas nacionais, na medida em que os direitos nela previstos tem sido incorporados por Constituições nacionais e servem também como norte para decisões judiciais nacionais. E, internacionalmente a DUDH serve auxiliando na elaboração técnicas voltadas à proteção dos Direitos Humanos.
Por Tais Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário